09 junho 2011

Problemas comuns e seus tratamentos

Olá meninas!


Sei que normalmente mostramos unhas maravilhosas aqui e sempre destacamos o que há de mais belo para enfeitá-las e deixá-las ainda mais bonitas, mas hoje vamos falar de alguns probleminhas que comumente são vistos e vividos entre nós, e vamos aproveitar a oportunidade para indicar os melhores tratamentos.


A principal função das unhas é proteger a pontas dos dedos e também aumentar a capacidade das mãos de pegar pequenos objetos, o que é denominado como manipulação fina.


O Dr. Joaquim Mesquita Filho, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) explica, em um de seus artigos, que o aspecto das unhas pode revelar a saúde de uma pessoa e também sinalizar a carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.


Ele descreve que a unha é uma placa retangular dura, formada por quatro camadas: matriz ungueal (Raiz), lâmina ungueal (corpo da unha), dobras laterais e borda livre. E salienta que, entre os inúmeros sintomas que elas apresentam, está a micose, um tipo de infecção causada por fungos, que podem causar pouco ou nenhum sintoma, mas deixam as unhas esbranquiçadas, ocas e grossas e, às vezes, favorecem o encravamento.

















Problemas comuns:


Unha encravada: ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele ao seu redor. O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, causado, principalmente, pelo ato de cortá-las de forma errada ou usar sapatos apertados ou pontiagudo.


O encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos da unhas que podem, até mesmo, formar um tecido inflamando que secreta pus e provocar dores com intensidade variada. A unha encravada pode ser classificada em Grau I (só há queixa de dor); Grau II (além da dor, há uma secreção sanguínea ou purulenta) e Grau III (dor, secreção e hipertrofia da área acometida).


Casos mais leves de unha encravada (Grau I) podem se tratados com métodos conservadores, que incluem tratamentos com antibióticos ou antiinflamatórios tópicos, colocação de algodão entre a unha e a borda lateral e uso de próteses acrílicas.


Nos casos mais graves (Grau II e III), são indicadas cirurgias que retiram a parte da matriz e lâmina da unha envolvidas no processo de encravamento, da borda ungueal lateral hipertrófica e do tecido inflamado. Estas cirurgias só devem ser realizadas por médicos.


Para prevenir a unha encravada, recomenda-se evitar sapatos apertados; arredondar a borda das unhas ao aparar e evitar cortar em excesso.




Unha em telha: é caracterizada pelo aumento da curvatura transversa da raiz a ponta das unhas, deixando-a com o aspecto similar ao de uma telha. O tratamento pode ser feito de forma conservadora, com a colocação de lâminas flexíveis que fazem pressão sobre a placa da unha para que diminua a curvatura, ou com a cirurgia.




Unha em pinça: apresenta uma anomalia na curvatura, que aumenta ao longo do cumprimento da unha. Nas extremidades, suas bordas apertam os tecidos moles, que são pinçados. O tratamento é semelhante ao da unha em telha.


Hematoma subungueal: é um trauma agudo sofrido na região da unha – decorrente da queda de um objeto, por exemplo – que provoca dor severa. Normalmente os casos leves não requerem tratamentos.




Verrugas: são tumores benignos causados por infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) . Elas podem crescer em quaisquer dos tecidos moles ao redor das unhas. Podem ser tratadas com ácidos tópicos, quimioterapia, crioterapia e imunoterapia.




É válido lembrar que esse post teve origem em uma indicação de uma leitora. A querida Rosane, que pediu para que postasse algo sobre micoses e doenças de unhas, o que não foi o caso, dessa vez, mas haverá outras oportunidades. Continuem nos escrevendo!


(O texto de hoje teve apoio da Assessoria de Comunicação da Prestige!)


Espero que tenha sido útil e obrigada por lerem!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...