01 abril 2011

Tirar ou Não Tirar ???




*Esse post contem um sorteio no final, participe!


Tirar ou não tirar as cutículas? Eis a questão! 

Até uns meses atrás eu nunca tinha ouvido falar na opção de não tirar as cutículas, e aposto que muita mulher Brasileira nunca nem ouviu falar disso (e devem até estar pensando que sou doida!).


A verdade é que tirar as cutículas faz parte da "cultura" das mulheres Brasileiras, nós somos programadas desde cedo a nos sentirmos mais "leves", mais limpas, quando retiradas as cutículas. Quem nunca teve aquela sensação de alívio ao sair da manicure? Eu posso dizer descaradamente, que já senti. 



Quanto mais cutícula agente tira, mais agente quer tirar, feito um ciclo vicioso! O que nós não paramos para perceber, é que quanto mais cutícula agente tira, mais grossa ela fica. Fala sério?! Quem aí tira as cutículas há anos e tem cutículas macias e fininhas? Nãé à toa que quando uma garota chega na manicure para fazer as unhas pela primeira vez, a mãe geralmente está do lado, que nem uma loba protegendo sua cria, dizendo à manicure: Nada de tirar as cutículas! Ela é muita nova! 
E agente escuta os conselhos de mãe? Na maioria das vezes, infelizmente a resposta é não.

E no exterior? As mulheres tiram cutículas? Aqui nos Estados Unidos a maioria não tira. Elas aparam as partes secas que ficam no alto, dos lados das unhas, e afastam as cutículas. Por isso que é raro ver uma mulher Brasileira morando no exterior, que vai à manicure gringa. A maioria das Brazucas aqui nos "States" sao fiéis às manicures Brasileiras, que tem uma clientela boa e geralmente atendem em casa.
Na Europa, tem países que proíbem as manicures de tirar as cutículas das clientes por risco de infecção, as cutículas são afastadas e hidratadas.

Então como é possível manter unhas lindas sem tirar as cutículas? E por que é que agente deveria considerar essa possibilidade? Deixa eu tentar te convencer... 

Pra quem não sabe, as cutículas formam uma barreira protetora entre a parte da unha que fica exposta e a parte da unha que fica por baixo da pele do dedo. As cutículas previnem que bactérias entrem na sua pele e causem infecções e micoses. Sim! Elas existem por uma razão, e quando você as tira, deixa seu dedo exposto e correndo risco de pegar um "biti-biti".

Outro fato interessante são aquelas manchinhas brancas nas nossas unhas. Sabe? Aquelas manchinhas chatas que agente fica esperando a unha crescer pra poder se livrar delas? Essas manchinhas são causadas ao tirar as cutículas. O trauma que o alicate causa é tão grande, que nossas unhas reagem produzindo as manchinhas brancas. E aí? Vai parar de usar o tal do alicate agora?



E os bifes? Quem nunca fez cara de choro quando a manicure tirou um bife daqueles? E quem nunca encheu os olhos de lágrimas quando passou acetona ou base em cima do bife recém tirado? Queima nãé? Fora o sangueiro que fica. Falem a verdade, é uma tristeza! E um sofrimento que pode ser evitado.

Agora que já provei que tirar as cutículas é ruim, vou mostrar como é possível ter unhas lindas mesmo sem meter o alicate nas unhas. 

Já fazem 2 meses que não tiro minhas cutículas, então posso dizer por experiência própria que funciona. No começo pode até ser um pouco frustante, especialmente se você tem cutículas viciadas em alicate! Mas se você perseverar, o resultado é ótimo.

A coisa mais importante para mantêr cutículas lindas, belas e formosas, é a hidratacão. Sem hidratacão você não vai à lugar nenhum. Cutículas bem hidratadas ficam o máximo, e deixam seus dedos dignos de fotos.

Crie o hábito de hidratar suas mãos e dedos diáriamente, e pelo menos duas vezes ao dia. Invista num creme hidratante específico para as mãos, ou numa cêra para as mãos, e massageie os dedos e as cutículas de manhã e antes de dormir (e se quiser passar mais vezes durante o dia, go for it!).
Eu uso um creme de guaraná, da Boticário que eu amo, mas fico pirangando para usar. Outro que uso é o da Sally Hansen, mas a Avon também tem um creme muito bom, e o da Vasenol é muito bom também.


 Outro hábito que você deve desenvolver é o da exfoliação. Deixe sempre um potinho de exfoliante no chuveiro, e durante o banho você pode passar o exfoliante nos dedos e ao redor das unhas. Isso vai ajudar a tirar a pele morta, e também hidratar. 





E como tirar o excesso de pele morta das cutículas? Você vai ter que investir num removedor de cutículas em forma líquida ou gel. Você aplica o líquido em cima das cutículas e nas pontas dos dedos, onde a pele geralmente fica ressecada, espera uns segundos (sigam sempre as instruções do produto), e aí com uma pazinha ou pauzinho, você empurra a pele da cutícula na direção dos dedos. Você também pode, com o pauzinho, fazer movimentos circulares, bem de leve, em cima das cutículas, isso ajuda a soltar a pele morta. 




Eu estou usando o removedor da Sally Hansen duas vezes por semana, ou quando tiro o esmalte. Já ouvi falar que a Avon tem um redutor de cutículas muito bom, pra quem está no Brasil fica mais acessível.

Exfolie, hidrate, e empurre as cutículas! Repita esse processo pelo menos duas vezes por semana. Mas lembre, a hidratação tem que ser diária para o processo poder funcionar e lhe dar resultados bons. 

Carregue sempre na bolsa um potinho pequeno de hidratante para as mãos, ou uma canetinha de hidratação para as cutículas. Sei que e possível achar essas canetinhas no Brasil, mas muitas vezes elas são um pouco caras. Se você puder, invista. Eu estou usando uma da Sephora, feita pela O.P.I. que custou $9. Ela tem um pincelzinho na ponta, e você pincela o óleo nas cutículas. O cheirinho é muito bom, e minhas unhas estão amando!




Hidrate sempre que puder, evite o alicate vilão, e receba suas novas cutículas de braços abertos (ou seria mãos abertas?). 






GIVEAWAY:



Para encorajar nossas leitoras a testarem a "não-retirada" das cutículas, vamos sortear um Removedor de Cutículas da Sally Hansen! eeebbaaaa!!! 


Uma leitora sortuda irá ganhar um frasquinho azul de Instant Cuticle Remover, direto dos "States".


Para concorrer ao sorteio basta responder à pergunta:


"Você tira as cutículas? Se sim, gostaria de tentar a alternativa sugerida nesse post? Se não, o que você faz com elas?"


Não existe resposta errada, e uma resposta vai ser sorteada aleatoreamente usando o site random.org. 


Inclua sua resposta, seu nome e email para contato num comentário abaixo, por favor.


A ganhadora será sorteada Domingo, dia 3 de Abril, e será contactada por email. Você terá 48 horas para responder e confirmar seu prêmio, se não, outra pessoa será sorteada. Então, fiquem ligadas! (UPDATE: Decidi esticar um pouco o sorteio pq so tivemos duas entradas! O sorteio vai ser Sexta, dia 8 de Abril. Participem!)

*Somente leitoras morando no Brasil poderão concorrer a este sorteio, SORRY!


Boa sorte, e beijinhos.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...